sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Relatório Descritivo Individual do Aluno da Educação Infantil - parte 1

Como avaliar? O que avaliar no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil?
Se o desenvolvimento deve ser global, as observações também devem ser...
DICA 1: O professor pode registrar em um caderno a parte as observações feitas em todos e qualquer aspecto sem preocupação com termos durante todo o semestre, quanto mais fiel melhor, isso ajudará a escrever o relatório individual, estruturá-lo com os termos mais adequados.
EXEMPLO DE RELATÓRIO 1:
Aluno: Fabian( nome criado), 5 anos e 9 meses, 1o Semestre
Situação: criança tranquila, com algumas dificuldades
" Fabian já era aluno desta escola no ano anteirior e integrou-se bem à nova turma e à professora. Na sala temos poucos meninos e o Fabian interage em grupos diversos com meninos ou meninas com atitudes de cooperação. As crianças o procuram nas brincadeiras para parcerias. Precisa de auxílio para organizar-se nas atividades, amarrar os sapatos, cuidar de materiais coletivos. Expressa-se oralmente com pouca inibição. Troca alguns fonemas na fala. Participa da rodinha de conversas com interesse. Explica seus pensamentos com clareza. Possui boa percepção da imagem corporal. Executa movimentos com limitações de ritmo e explorações espaciais. Corre com desenvoltura, pula com os dois pés. Apóia o lápis abaixo do indicador. Recorta formas retas com pouca dificuldade. Desenha cenas pré-esquemáticas e usa cores além dos limites sem relação com a realidade. Necessita de auxílio para produzir dobraduras simples, com poucas dobras. Utiliza materiais diferenciados indiscriminadamente com pouco planejamento em suas elaborações. Reconhece poucas letras do alfabeto mas demonstra interesse em  participar das atividades envolvendo leitura e escrita. Registra palavras pré-silabicamente usando letras em suas escritas espontâneas. Identifica seu nome e as fichas dos nomes dos colegas mais próximos. Reconhece algumas cores e algumas formas geométricas. Após a participação em brincadeiras psicomotoras direcionadas está começando a organizar seus registros escritos e pictóricos com maior definição espacial. Demonstra mais interesse em relacionar quantidades, principalmente nas atividades de contagens com material concreto como o Quantos Somos embora ainda necessite de auxílio dos demais para organizar seu pensamento lógico matemático. Para desenvolever-se melhor no segundo semestre precisará se mais incentivado a participar de jogos que exijam concentração e organização dos elementos. Um envolvimento maior com a família, que é participativa em sua vida escolar, irá auxiliá-lo nesse processo e em novas conquistas. Ser desafiado a fazer sempre mais e melhor é fundamental para que este garotinho desenvolva-se mais."
Observem que mesmo isento de parágrafos e títulos, todos os eixos do Currículo da Educação Básica- Educação Infantil recisam ser contemplados e citados no relatório. É importante descrever o que a criança precisa para orientar-se o trabalho do professor no sementre(ou ano) seguinte.
Esperamos que seja útil, depois faremos novas postagens com mais dicas.
Beijocas de Nice e da Rô

22 comentários:

  1. Meninas tudo bem com vocês? Esse blog eu sugeri no meu curso do Proinfo de Samambaia, muito bem recomendado. E olha a surpresa, vocês postaram justamente o que eu procurava! rs Beijocas no coração!

    ResponderExcluir
  2. Passando para fazer uma visita,muito bom o blog, venha me visitar também.
    http://furadoresdepapel.blogspot.com.br/

    Não perca tempo e venha conferir as novidades!!!!
    Não esqueça de se cadastrar e receber as novidades.

    Obrigado,
    Furadores e cia

    ResponderExcluir
  3. trabalho em sala de leitura e sinto dificuldade em fazer todo bimestre o relatorio com todos os alunos de 1 ao 5 ano.gostaria de ver outro modelos.Beijos....

    ResponderExcluir
  4. Adorei, era o que eu eatava procurando!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. muito bom trabalho, me ajudou muito ,em meus relatórios

    ResponderExcluir
  7. è lindo ver a paixão que vcs tem pelo que fazem

    ResponderExcluir
  8. amei esse blog,tem muitas coisas uteis para nos professores,mas to no momento dos relatórios,e gostaria de relatório de crianças de 2 anos já prontos pq é sempre dificil

    ResponderExcluir
  9. achei lindo o blog de vcs, me fez lembrar como é lindo ser professora,mesmo diante de tantas dificuldades e descaso por falta dos governantes e de alguns pais!bjos!cilene

    ResponderExcluir
  10. parabens excelente atividades e sugestões.
    ;D

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito bom,a forma como vocês trabalhão na educação infantil,eu estou no quarto bloco da pedagogia e estou com dificuldade para fazer projetos.

    ResponderExcluir
  13. oi meninas!!!! adooooorei o cantinho de vcs.tbm sou professora de educação infantil.e o blog de vcs tem me ajudado bastante na minha atuação com educadora infantil.obrigada!!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Amei! Parabéns.....

    ResponderExcluir
  15. lindo o blog!!!
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso de vocÊs.
    Ainda me encontro em fase de teste.. rs Estou no 5° período da faculdade de pedagogia e concluo o meu pós médio no final do ano, porem já trabalho na área (como auxiliar de professora) a 2 anos. Tive a oportunidade de trabalhar com educação infantil durante esses anos e gostei muito. Mas, desejo sempre ir além, por esse motivo esse ano estou trabalhando com EJA e Ensino Fundamental. Espero gosta tanto quanto eu gostei de trabalhar com Ed. Infantil. Sabendo de palestras, congressos e eventos para aperfeiçoar na área me comuniquem.
    E mais uma vez parabéns, são pessoas como vocÊs em que me espelho e me orgulho de ser educadora, de vê que não estou sozinha na missão de internalizar nesse mundo maravilhoso que é o universo infantil.

    Beijos e Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns,O blog é lindo!!

    ResponderExcluir
  17. Amei o blog de vocês cheio de idéias interessantíssimas gostei do circuito.Posta sempre coisas diferente pra gente ver ta?

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso e muito bem elaborado.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir