segunda-feira, 3 de maio de 2010

DESCOBRIMENTO DO BRASIL



O tema do nosso trabalho no mês de Abril foi: ONDE ESTAMOS? Cujo objetivo era localizarmo-nos geograficamente no Globo Terrestre. Assim, exploramos bastante o PLANETA TERRA, e utilizamos brincadeiras e histórias que nos ajudassem a transmitir às crianças a idéia de localização e deslocamento:
-Onde Estamos? Ely Barbosa
-A Bolha e o Vento - Rosângela Pedrina
-Faz muito tempo...-Ruth Rocha
Entre outros.
Foi com o livro FAZ MUITO TEMPO que apresentamos os INDIOS e a história do DESCOBRIMENTO DO BRASIL.
*Na primeira vez que contamos esta história nos atentamos aos fatos históricos e geográficos. Contamos a história na piscina, na hora do banho das crianças. Dividimos as turmas em quatro grupos: PORTUGAL, ÁFRICA, CARAVELA DE CABRAL e BRASIL.
Levamos o globo terrestre para a piscina e à medida em que localizávamos o que nos interessava íamos dividindo os grupos. Todos participaram.
A Caravela de Cabral era um barco grande feito com cartolina e as canoas dos índios foram dobraduras ensinadas pelo professor Harlei.
Fomos contando a história, explicando os fatos, explorando os locais fazendo as crianças participarem da história na mesma hora em que a descobriam, eles adoraram.
**Em outro momento utilizamos o próprio livro para explorar o texto da autora e as ilustrações na Sala de Leitura;
***O vídeo abaixo utilizamos para arrematar a história e dar seguimento à atividade de produção artística no caderno do projeto das turmas: ÁFRICA, AQUI VAMOS NÓS! Um safári rumo à Copa do Mundo 2010.





Para a contextualização no caderno utilizamos ainda o Mapa mundi.
1-Colamos no caderno um retângulo azul representando a água, o oceano. As crianças completaram pintando a pequena parte que sobrou para o céu com giz de cera.
2-Fizemos a CARAVELA DE CABRAL dobrando um barquinho.Improvisamos uma história para cada parte da dobradura espontaneamente.

OBS: Algo interessante que temos feito é "cantar" as ordens que precisamos para orientar certas atividades. As crianças despertam a atenção e se acalmam de maneira espantosa. Vamos dizendo tudo o que precisamos "cantando" num ritmo improvisando, ás vezes calmo, noutras mais animado e não é que as nossas gracinhas têm e concentrado mais? (hehehe). Achamos que valia a pena contar isso pra vocês já que tem dado tão certo.
2-Quando a caravela ficou pronta, as crianças pintaram-na com giz de cera e colaram um mastro de palito de picolé no centro dela;
3-Exploramos a localização geográfica no mapa de PORTUGAL, ÁFRICA e BRASIL, uma de cada vez;
4-Distribuímos retângulos e quadrados para que desenhassem e recortassem cada local de acordo com o que estavam visualizando no mapa. Entregamos papéis fantasia do tamanho aproximado de cada local para que fizessem este trabalho.
Exploramos bem cor, tamanho, localização espacial, lado direito, lado esquerdo da caravela, em cima, embaixo, forma...

5-Quando todos os locais estavam colados exploramos as palavras significativas.
Pedimos que as crianças nos ajudassem a escrever (oralmente) no quadro cada palavra, uma de cada vez. Depois de escrita, distribuímos as palavras já digitadas para que colassem em cada local, inclusive a CARAVELA DE CABRAL;

6-Para as velas entregamos um retângulo de papel branco e pedimos para que recortassem duas velas, uma grande e uma pequena e depois desenhassem as cruzes simbolizando Portugal.
7-Por fim ainda desenharam e colaram os índios(não fotografados) no Brasil.

Para nós esse trabalho foi bastante significativo, as crianças estão bem envolvidas e muito curiosas para saber "para onde vamos" viajar (tema do mês de maio)...

Beijinhos curiosos de NICE e Rô!

Um comentário: