sábado, 13 de fevereiro de 2010

BRINCADEIRAS PARA APRESENTAÇÃO DOS NOMES


Brincadeiras que podem ser realizadas em qualquer época do ano na Educação Infantil, mas principalmente especiais para os primeiros dias de aula com o objetivo de socializar mais as crianças e auxiliá-las a identificar os colegas pelos nomes.

1-A DANÇA DO CHEP-CHEP
Em rodinha.
Todos cantam a música e a criança citada irá fazer um gesto que será repetido por todos no refrão após o "como é que é (fulano)".

Fui à Nova York
Visitar a tia Ro
E ela me ensinou a dançar o Chep-chep.
Como é que é tia Ro?
A dança do chep-chep(2x) .( a tia Ro ou fulano faz o gesto)
A dança do chep-chep, chep-chep-auê! Huuu! .Aqui todos imitam o gesto da tia Ro e depois ir trocando pelo nome das crianças ou dos professores se for realizada na entrada das turmas.


2- O BARQUINHO




Em rodinha.
As crianças irão passar um barquinho grande de papel( dobradura) e quando cada uma tocar no mesmo irá colocar um bonequinho(desenhado por elas) dentro do mesmo.
Enquanto o barquinho gira e antes que cada um "coloque-se" dentro do barco, cantar a música:

O barquinho entrou na roda
Ele vai de mão em mão
Ele vai, ele vem
Por aqui não passou
No meio do caminho
(fulano) pegou.
Variação: Ao invés de um só barco, o professor poderá levar tantos barcos quantas forem as crianças e ir colocando na rodinha para girar o barco que ficará com cada um identificado com os devidos nomes.

3-O FOGUETE

Da mesma forma que a brincadeira anterior só que desta vez o objeto em destaque será um foguete.

O foguete vai subindo vai
Vai levando (fulaninho)vai
Que beleza lá em cima deve ser
(Fulaninho) me leve com você.

4- A SERPENTE

Em rodinha.
Na primeira vez o professor pode ser a "cabeça" ou apenas ir orientando alguma criança para executar esse papel.
Enquantos todos cantam a música:


"Esta é a história
De uma serpente
Que desceu o morro
para procurar um pedacinho do seu rabo!
Ih, você, também
Você( fulano)
Um pedacinho, um pedação
do meu rabinho, do meu rabão."
O aluno em que a "cabeça" parar na frente deverá passar por debaixo de suas pernas e, assim, continuar a brincadeira até que todos tenham passado pelo túnel de pernas e formado juntos uma grande serpente.
5- A CHAMINÉ


Em rodinha, ou em qualquer formação:
"Vi(fulaninho) na chaminé
Tão bonitinho(a) fazendo café
É de chá-chá-chá
É de chá-lálálálá(2x
)

****************************************
****************************************

9 comentários:

  1. Ola!
    Adorei seu blog, muito útil! Parabéns
    Estou montando o meu também, com objetivo de orientar pais e professores.
    Posso contar com vcs?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. eu cantoo a historia da serpente hi a dança do chepe chepee nos escoteiros kk
    mt boom

    ResponderExcluir
  3. ñ gostei muito ñ estou procurado !! dinamicas para apresentação dos nomes !!

    ResponderExcluir
  4. se pudessem colocar o rítmo das musiquinhas ajudaria quem não as conhece. gostei das sugestões!!!

    ResponderExcluir
  5. se pudessem colocar o rítmo das musiquinhas ajudaria quem não as conhece. gostei das sugestões!!!

    ResponderExcluir
  6. nao gostei muto chato

    ResponderExcluir
  7. Gente, assim que der e nós pudermos providenciaremos a "música" pra vocês...
    Obrigada pelas visitas.
    Beijocas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas idéias e afoto de vcs já diz da sua alegria em trabalhar com os pequeninos.Parabéns. bjs

    ResponderExcluir
  9. queria saber o ritmo para cantar...

    ResponderExcluir