segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O PRIMEIRO DIA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL- O que sentem os pais, professores e crianças?

O primeiro dia de aula na educação infantil é permeado de fortes emoções por todos os lados: professores, pais e crianças.
Cada qual vivencia a sua maneira uma ansiedade natural que é controlada pela experiência e pela paixão em ser professor.


Os professores sentem a ansiedade: como serão os rostinhos deles? Irão gostar de mim a primeira vista? Será muito difícil conquistá-los? Os pais darão muito trabalho(pode parecer meio louco mas,muitas vezes, temos que consolar mais os pais que as crianças, hehe)

Os Pais. Bem, aqui vamos encontrar muitas vertentes:
*Uns são tão descolados que mal dão tchau pra criança e já se vão sem olhar pra trás...
*Uns sentem uma dor tão intensa que nem olham mesmo pra não chorar na frente da criança;
*Outros sentem essa mesma dor, mas não conseguem desgrudar do chicletinho deles;
*Outros são tão meigos que consolam os seus e mais alguns;
*E ainda uns tantos, que mesmo não demonstrando, no fundo sentem a mesma dor, ansiedade, afinal, estão deixando por algumas horas, nas mãos de desconhecidos até então, o que tem de mais precioso sobre a Terra; são humanos e precisam de apenas uma palavra segura:” Pode ir, pai/mãe, seu filho ficará bem”.

E as crianças?Um mundo inteirinho de ansiedade: há os que não viam a hora de estar ali, e aqueles que não queriam mesmo estar...ufa!
E ai? O que fazer?Muita calma nesta hora! Pais, professores e toda comunidade escolar precisam estar bem preparados para este momento. É um dia importante, todos querem saber como será, e se todos se unirem e confiarem uns nos outros será mesmo lindo!


25 comentários:

  1. Adorei esse cantinho de vcs estou entrando agora na educação infantil espero ter sucesso como vcs...
    Obrigada pelas dicas!!!!!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei este tema, muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  3. Angélica e Karina,

    a Educação Infantil é um universo maravilhoso, voltem mais vezes!
    Beijocas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu nome Otavio, acabei de me formar em pedagogia e prestei concurso, passei, e estou para ser convocado, mas meu maior medo e de não saber dar aula corretamente, e principalmente o começo, gostaria de saber se voçê poderia me ajudar de como é a rotina escolar dentro da sala de aula, e se tem alguma apostila para seguir como grade curricular , se eles dão lá, bem em geral qual funcionamento da escola e principalmente na sala de aula

      Excluir
    2. ola amigo, vc tera o seu plano de aula feito com sua coordenadora ou feito por vc, o segredo é esta sempre em mente e no papel a sua aula do dia a dia e sempre planejada, vai a dica. E ñ se esqueça enovar sempre.

      Excluir
  4. Adorei a visitinha nesse blog.Estarei sempre aqui.beijos!!!Celia Lopes.

    ResponderExcluir
  5. Sou professora de inglês e até então só havia trabalhado com adultos. Amanhã será minha primeira aula para um grupo de crianças de 5 e 6 anos, e o blog de vcs já me ajudou - e tranquilizou - bastante!

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Ana e Erika, obrigada pela visita! Beijocas de Nice e da Rô

    ResponderExcluir
  7. q otimo jgo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. O blog é um encanto! Segunda-feira é o meu 1º dia como professora de educação infantil... eu ainda estou cursando pedagogia no 5º semestre e estou completamente desesperada e ansiosa, pois não tenho experiência nenhuma... será que vocês poderiam me ajudar? Minha turma é variada com crianças de 2 a 6 anos e eu estou meio perdida no que fazer nos primeiros dias de aula, pois a escola ainda não tem o PPP... embora eu tenha alguns conhecimentos teóricos e saiba âmbitos e eixos que devem ser trabalhados na EI estou sem saber o que fazer!]

    Sem você tiver alguma sugestão, por favor me envie no email catia_marques18@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sou mãe de uma menina de 1 ano e 4 meses, que é muito apegada comigo. Pretendo colocar minha filha na escola no grupo 2, no segundo semestre de 2012, só para acostumar com a escola. Contudo, quem já está arrancando os cabelos por conta, sou eu. Já estou me vendo chorando feito uma boba, no momento da despedida!
    Adorei o blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. estou me formando em Pedagogia, estou com muito medo se vou conseguir dar aula, como falar , como ensinar... meu coração está apertado.

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosangela tenho a mesma formação que vc! e sente no inicio uma certa dificuldade em ser aceita na educaação unfantil por não ter feito Pedagogia! Mas sou super feliz e realizada com o meu trb! Grd bej!

    ResponderExcluir
  12. Olá meninas meu nome é Ednês sou do estado de Alagoas estou no quarto periódo de pedagogia e fiz a escolha certa.já trabalho com crianças há cinco anos e amo o que faço.bjss :D

    ResponderExcluir
  13. oi garotas vcs saõ demais, adorei o seu blog já trabalho com crianças há treze anos pois amo alfabetizar suas dicas são enovadoras amei beijos.

    ResponderExcluir
  14. Estou entrando no ramo agora e já estou amando pois eu sempre quis trabalhar na educação infantil.Estou tão empolgada e parece que vou obter sucesso.
    Marizete

    ResponderExcluir
  15. OLA,MENINAS,AMEI SEU BLOG,BOM ESTOU CURSANDO PEDAGOGIA,E ME IDENTIFICO MUITO NA AREA DE EDUCAÇAO INFANTIL,SO Q EU ESTOU C UM POUCO DE MEDO,SERA Q VC´S TEM ALGUMA DICA P ME DA.MUITO GRAÇA,ANDREZA.EMAIL;andreza.arbe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. amei o blog amor a 1ª vista. bjks lindas

    ResponderExcluir
  17. amigas como faço para colocar no meu blog meus blogs preferidos e contador de visitas. bjs

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Jaqueline e minha filha tem 3 anos, ela vai entrar na escolinha daqui um mês, e estou super nervosa...
    Nunca deixei ela com estranhos, será em uma escola da prefeitura (CÉU) e não sei se foi por isso, mas me senti super mal em questão da pessoa que me atendeu, minhas amigas foram super atendidas mas eu nao tive sorte, queria conhecer mais, saber mais sobre a rorina e foi me dito nada... Nossa sei que é muito bom a escola mas o que me deixa mais nervosa é fato de ela ser muito muito grudada a mim... obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  19. amei o cantinho de vçs,gostaria muito de saber mais sobre o trabalhho de vçs. trabalho na educaçao infantil a quatro anos e sou apaixonada pelo que faço.

    ResponderExcluir
  20. è muito bom cada vez que encontramos educaroes apaixonados como vocês.Sentimos que não estamos sós!!

    ResponderExcluir
  21. Amigas, estão de parabéns o trabalho de vçs, é maravilhoso entrei neste site e viajei. Que bom poder contar com vçs contribuindo para nossa educação. Agora me sinto mais segura vai ser meu primeiro ano como professora,abraçooos.

    ResponderExcluir
  22. AAAAdorei!!!..... Parabéns meninas

    ResponderExcluir
  23. é a primeira vez que estarei trabalhando em sala de aula com a educação infantil, confeço que estou ansiosa, o que fazer no primeiro dia de aula?

    ResponderExcluir